A SIC Perícias Forenses é pioneira na realização de Perícias Documentoscópicas Avançadas bem como na Documentoscopia Avançada com uso de Quimiometria (Documentoscopia Q+).
Diferentemente da Documentoscopia Convencional, que revela as principais características do documento, sendo especialmente usada para determinar se ele sofreu algum tipo de adulteração, a Documentoscopia Avançada exige mais recursos e técnicas laboratoriais, uma vez que pode determinar os tipos de impressão, selos, deteção de rasuras, acréscimos, substituições, obliterações, tipos de tintas, definição do papel moeda e a mecanografia (estudo da escrita/impressão).
Mesmo utilizando as técnicas da Documentoscopia Avançada, não é possível apontar, por exemplo, se um documento é de determinada data (ano), bem como, se um conjunto de folhas foi impresso e assinado em um mesmo momento. Por este motivo. a SIC Perícias Forenses utiliza os procedimentos mais avançados em Quimiometria, técnica capaz de analisar a contemporaneidade entre folhas e escritas.
Aplicações:
- Análise de contemporaneidade documental;
- Análise de contemporaneidade de assinaturas;
- Identificação de montagens documentais;
- Identificação de banhos químicos;
- Determinação de tipos de impressão;
- Determinação de tipo de tinta;
- Estudo mecanográfico.